Fim de Ano

Fim de Ano

O fim de ano está chegando e por que não lembrar o significado de todas as festas comemorativas dessa época? A Active4 traz algumas curiosidades para você. O Natal, no dia 25 de Dezembro se tornou o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias e embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos.

 

Os costumes e temas comemorativos do Natal têm origens pré-cristãs ou seculares, mas o que se popularizou foram os costumes modernos que incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia, músicas natalinas e a exibição de decorações diferentes como as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas. Além disso, tem-se a figura do Papai Noel (São Nicolau) que está sempre associada aos presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano, incentivando a obediência e respeito aos pais.

 

Originalmente, São Nicolau era retratado com trajes de bispo, a imagem do homem rechonchudo, alegre e de barba branca vestindo roupas vermelhas com cinto e botas de couro preto só se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX, devido à influência da Coca-Cola, que na época natalina lançou um comercial do velhinho trajando o vermelho da marca. Desde então, essa imagem estigmatizada do Papai Noel tem se mantido pelos meios publicitários.

 

Seja pela religião ou não; pela Coca Cola ou não, o que importa é a mensagem que ficou depois de tantas intervenções históricas. A mensagem de felicidade, compreensão, o tal do espírito natalino que, pelo menos, nessa época faz com que as pessoas sejam mais amorosas e até tolerantes com o próximo. Essa é a graça que vale continuar com tudo o se já faz.

 

A Active4 deseja a todos Boas Festas e um Excelente 2012!

Sobre o autor