Cloud Computing

Cloud Computing

Mais uma nova explicação da Active4 para você. Para os antenados da web essa é novidade vai entrar na moda. A computação em nuvem (em inglês, cloud computing) se trata do uso da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. Os dados são armazenados e poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas. O acesso a programas, serviços e arquivos é através da Internet, simplesmente.

 

A única condição exigida para o usuário é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet, além disso, são necessários dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor), de resto, o computador se torna, apenas, em uma ponte à “nuvem” de informações compartilhadas.

 

Dividida entre  IaaS (Infra-estrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço), DaaS (Desenvolvimento como Serviço), SaaS (Software como Serviço)e CaaS ( Comunicação como Serviço) o clouding computing está virando o novo objeto de desejo da era da informação compartilhada.  Já que a maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador além de facilitar o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos.

 

No Brasil, a tecnologia de Cloud Computing ainda é uma realidade distante para a maioria das organizações de médio e pequeno porte, já que a infra-estrutura de telecomunicações do país deixa muito a desejar. Apesar das dificuldades iniciantes, temos que estudar cada vez mais as vantagens e os riscos dessa nova maneira de armazenamento de informações e torcer para que o nosso país se iguale aos demais em tecnologia e possa nos proporcionar essa nova opção.

Sobre o autor